A rinite alérgica é caracterizada por espirros, rinorreia, obstrução nasal, coceira na garganta, olhos e nariz, além de lacrimejamento. Todas estas manifestações estão associadas com a exposição a um alérgeno.
Os alérgenos responsáveis pela rinite penetram nas fossas nasais através do ar inspirado, juntamente com materiais orgânicos como polen, pelos, penas e outros.
Os sintomas da rinite se agravam por exposição a fatores específicos como o cigarro e a poluição. Além disso, o frio, a umidade do ar e os possíveis resfriados podem agravar ainda mais as crises.
Relação entre a asma e a rinite
Há um consenso de que a rinite alérgica normalmente precede a asma e que ela pode ser um fator de risco importante para o desenvolvimento da asma brônquica. Assim, o efetivo traamento da rinite alérgica pode reduzir a progressão desta doença.
Outros tipos de rinite
A alergia é responsável por quase 50% dos casos de rinite, porém existem outras causas de rinite. As rinites não-alérgicas podem ser divididas em:
rinite idiopática ou vasomotora
rinite eosinofílica não-alérgica
rinite colinérgica (gustatória ou por ar frio)
rinite infecciosa
rinite medicamentosa (por uso excessivo de gotas nasais, drogas para pressão alta, abuso de cocaína).
Existem outras mais raras como por alterações hormonais.
Rinite Vasomotora
Tem como sintomas a congestão nasal,rinorreia, crises de espirros e geralmente não causa prurido (coceira no nariz). Os desencadeantes da rinite vasomotora são: fumaça de cigarro, cheiros fortes, alterações de temperatura e umidade, ingestão de álcool, emoção e luz brilhante. Os testes cutâneos são negativos.
Rinite Medicamentosa
O uso prolongado de descongestionantes nasais e doses crescentes destes medicamentos para desobstruir as narinas são responsáveis por este tipo de rinite.
Os sintomas da rinite também podem ocorrer por obstrução mecânica ou anatômica das narinas por desvio de septo, pólipos nasais, cornetos hipertróficos dilatados, tumores, hipertrofia de adenóides ou atresias de coanas.
Para saber o seu tipo de rinite e o tratamento adequado para o seu caso, procure um alergologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário