É uma reação de hipersensibilidade do tipo IV. A sensibilidade cutânea desenvolve-se após períodos breves ou prolongados de exposição ao agente causal e as manifestações clínicas podem surgir horas ou semanas depois que a pele sensibilizada foi exposta.
1.Alérgica: Causada pelo contato da pele com substância alergênica. Clinicamente apresenta vasodilatação e infiltrados perivasculares na derme além de edema.
2.Irritante: Causada pelo contato da pele com substância que lesiona a pele química ou fisicamente. Clinicamente apresenta ressecamento que pode durar dias a meses, vesiculações, fissuras e arranhaduras.
4.Fotoalérgica: Causada pela combinação de luz e substância alergênica.
Manifestações clínicas
Os sintomas englobam prurido, queimação, eritema, edema e formação de vesículas no ponto de contato. Progride para a transudação, formação de crosta, ressecamento, fissuração culminando no desprendimento da pele. Liquenificação (espessamento da pele) e alterações pigmentares podem ocorrer em reações repetidas.
Diagnóstico
Se você tem sintomas alérgicos, apenas poderá ter certeza se é uma alergia submetendo-se a uma consulta com o médico e a testes específicos.
O médico investigará seus sintomas, história da alergia, exposição aos alérgenos, história familiar e outros dados para poder verificar sua situação e avaliar o quê pode ser feito para ajudá-lo.
Patch test ou teste de contato
Patch test |
Consiste na aplicação de pequenas quantidades de substâncias para teste de contato. A aplicação é feita com fitas adesivas contendo as substâncias, que são aderidas às costas do paciente. Essa fita fica aderida à pele por 48 horas e não pode ser molhada nem removida. Ao fim desse período o médico retira as fitas e procede a leitura. A leitura é a verificação do aparecimento de reações no local do teste como inchaço, vermelhidão e pequenas bolhas, relacionadas às diferentes substâncias.
Obrigado me ajudou bastante!
ResponderExcluir