É uma doença crônica que causa inflamação da pele levando ao aparecimento de lesões e coceira.
A causa é desconhecida, mas sabe-se que não é contagiosa e é uma doença de origem hereditária (isto é, herdada dos familiares).
Caracteriza-se pelo aparecimento de lesões na pele chamadas de eczema. Na infância, as lesões de pele são mais avermelhadas, podendo até minar água, e localizam-se na face, tronco e superfícies externas dos membros. Nas crianças maiores e adultos , as lesões localizam-se mais nas dobras do corpo, como pescoço, dobras do cotovelo e atrás do joelho, e são mais secas, escuras e espessadas. Em casos mais graves, a Dermatite Atópica pode acometer boa parte do corpo.
O tratamento visa o controle da doença.
Existe uma tendência de melhora com o passar dos anos, principalmente quando o quadro teve início na infância (aproximadamente 90% das crianças apresentam diminuição ou desaparecimento completo das lesões antes dos 5 anos de idade, porém a susceptibilidade à recorrência está sempre presente.
O diagnóstico da dermatite atópica é clínico, isto é, ele é baseado na história e no exame físico do paciente. Os exames laboratoriais, por si só, não conseguem dizer se uma pessoa tem ou não a doença.
A Dermatite atópica tende a aparecer ou a piorar quando a pessoa é exposta à certas substâncias ou condições, são os fatores desencadeantes :
poeira,
pele seca,
detergentes ou produtos de limpeza em geral,
roupas de lã ou tecido sintético,
baixa umidade ou frio intenso,
calor ou transpiração,
infecções,
estresse emocional,
alguns alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário