quinta-feira, 9 de julho de 2009

O alérgico e sua casa



Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno ou alérgeno (substância estranha ao nosso organismo responsável pela reação alérgica) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.
A casa do paciente alérgico aos ácaros deve ser arejada, ensolarada, devendo-se evitar o uso de umidificadores ou a permanência do paciente em locais úmidos e pouco ventilados.
Deve-se dar preferência à vida ao ar livre. Esportes podem e devem ser praticados.

Algumas medidas devem ser tomadas para se evitar o contato com os alérgenos.
O local que deve ser mais fiscalizado é o dormitório.

Evitar tapetes, carpetes e cortinas no quarto de dormir. Dar preferência a pisos laváveis e cortinas do tipo persianas ou de material que possa ser limpo com pano úmido.

Evitar animais de pelúcia, almofadas e estantes de livros no quarto.

Evitar travesseiros de penas. Usar os de espuma, sempre que possível, revestidos em material plástico ou impermeável aos alérgenos.

Da mesma forma, utilizar no colchão uma capa de material impermeável que possa ser limpa com pano úmido (napa ou similar) ou removida para lavar.

As roupas de cama devem ser deixadas de molho por 10 minutos em água quente (55° C) ou colocadas em secadoras que atinjam esta temperatura, para eliminar os ácaros.

Camas e berços não devem ser colocados lateralmente junto à parede.

Evitar mofo e umidade, principalmente no quarto de dormir. Solução de ácido fênico 3% pode ser passada nos locais mofados, até uma resolução definitiva ser tomada da causa desta umidade.

Verificar periodicamente as áreas úmidas da casa como banheiro, cozinha e porões para evitar o aparecimento do mofo.

Desumidificadores do ar ajudam a controlar a umidade relativa do ar, porém podem ressecar muito o ambiente, podendo provocar crises de tosse irritativa e conseqüentemente piora e/ou desencadeamento de uma crise de asma. Atualmente existem aparelhos elétricos para reduzir a umidade relativa do ar que controlam a umidade desejada (por exemplo, umidade em torno de 50%) e com isto não ressecam o ambiente.


Evitar vassouras e espanadores de pó. Passar pano úmido na casa.

Aspirador de pó comum geralmente retira as partículas maiores do ambiente, porém os alérgenos poderão estar sendo pulverizados pela parte traseira do aparelho (as partículas alergênicas são extremamente pequenas que passam pelo filtro comum existente dentro do aparelho). Isto é particularmente importante não só para os antígenos do ácaro como os antígenos do gato doméstico, que são extremamente leves, podendo ficar em suspensão por longos períodos. Utilize-o com o paciente alérgico fora de casa, mas de preferência, utilize aspiradores de pó com filtro HEPA. Filtros HEPA (Hight Efficiency Particle Air) já podem ser encontrados comercialmente no Brasil e são eficientes no controle ambiental, uma vez que retém partículas com até 0,3 mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário